Baby Cactos - Replantar e Decorar.

by - 00:28:00

Cactos, cactos, cactos... Estou apaixonada por cactos! Andava há alguns meses à procura de uma planta destas, que pudesse adoptar. Este pequenino custou-me apenas 0,79€, no Continente. Comprar plantas num hipermercado, quase nunca acaba bem, visto que não têm os cuidados devidos e, muitas vezes, estão nas prateleiras a secar ou a apodrecer. Não tenho muita informação sobre este cacto, nem sei qual o seu nome (se o souberem identificar, por favor digam-me!), pois na etiqueta que colocaram no vaso diz apenas " Cacto V.5". 

Ora bem, depois de alguma pesquisa, o que retirei foi isto:
1. Um cacto precisa de ser regado poucas vezes. Quase de 6 em 6 semanas, dependendo da altura do ano. No Verão necessita de um pouco mais de água. 
2. Quando se rega um cacto, tem de se saturar totalmente a terra. Já que,apesar de nos desertos chover raramente, quando finalmente chove, a água cai intensamente. A planta vai depois absorver a água, que fica depois na sua reserva.
3. A água que não for absorvida, precisa ser drenada, para que não apodreça as raízes do cacto.

Resolvida a parte da pesquisa de como cuidar de um cacto, está na altura de o colocar num recipiente bonito e deixar a planta crescer! Lets Go?
Vais precisar de: Um cacto à tua escolha; um novo recipiente/vaso (eu utilizei um recipiente de vidro, que reutilizei de uma vela que já tinha acabado.); pedras ao teu gosto (podem ser coloridas ou não e de vários tamanhos); Terra ou mistura própria para cactos; uma colher.
Quando tiveres todos os materiais à mão, podes começar por retirar a planta do seu vaso. Se este for de plástico, podes apertar os lados e o cacto deve sair com facilidade. (ATENÇÃO: Para maior segurança, utiliza umas luvas de jardinagem ou folhas de jornal, para não correres o risco de te magoares com os picos.) Retira depois algum excesso da terra, tendo cuidado para não danificar as raízes da tua planta. 
No que toca a escolher um recipiente para o teu cacto, não optes por algo gigante em comparação a este. Pois estas plantas têm mais facilidade em crescer em espaços mais contidos. Muda o cacto mais vezes, ao longo do seu crescimento, mas de maneira mais contida no tamanho do vaso. Depois de escolhido o vaso, podemos começar! 
Colocar pedras no fundo do recipiente é muito mais do que uma simples escolha de estética. Sim, também ajuda a tornar o produto final mais bonito, mas a sua tarefa principal é manter a água que estiver a mais, afastada das raízes do cacto. Criando um sistema de drenagem!
Adiciona uma camada de terra por cima das pedras que acabaste de colocar. Podes acabar por aqui e plantar de vez o teu cacto, mas decidi dar-lhe um toque mais especial:
Com mais uma camada de pedras, desta vez mais pequenas, podes criar mais textura e um resultado visual mais atractivo.
Está na hora de colocar a tua planta! Com cuidado, suspende o cacto na altura em que pretendes que ele fique. Começa a colocar a terra, rodeando-o com cuidado. Quando este se segurar sozinho, acrescenta mais terra ao seu redor e, com a ajuda da colher pressiona a terra, para fique mais compacta e segura no cacto.
Finalmente e, mais uma vez, por questões de estética (passo totalmente opcional!), adiciona mais pedras no topo. Podes fazer uma mistura de tamanhos, dando mais dimensão ao seu aspecto final.
Agora é só vê-lo crescer e ter atenção às suas necessidades!
Estes cactos têm bastante resistência ao frio, mas necessitam também de algumas horas de Sol e ventilação. Por isso não te esqueças de o colocar em algum sítio onde essas condições sejam favoráveis.

Acima de tudo, e apesar de ser uma planta que não necessita de muitos cuidados, não te esqueças dela!

Love Always,
Sandra P.

You May Also Like

4 comentários

  1. Gostei do DIY! Fácil, barato e resultado final giro =)

    Vi também outros post e gostei. Ganhaste uma subscritora ;)

    Beijinho*

    Cristiana Teixeira ~ Pink and Sparkle

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Cristiana!
      E bem-vinda ao meu cantinho!
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Os cactos ficam giríssimos numa decoração minimalista. Acho que vou apostar num para o meu workspace! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah Bem-Vinda à Cacto-mania! Aposto que fica super giro! Ou uma Suculenta...
      Beijinhos*

      Eliminar

Obrigada por passares por aqui! Deixa a tua opinião e, se tiveres dúvidas, contacta-me através do email: ct-beat@hotmail.com ! Love, Sandra*

Pessoas na Cidade ♥